TRABALHO DE REDA O 2
RGM:25148002
Tutora:Juliana Valentim
Campos Carrão - Instituição Cruzeiro do Sul
O tema refere-se ao longo tempo que o Supremo Tribunal Federal Brasileiro e o judiciário perdem para julgar o caso mensalão.
O autor nos mostra que ao contrario do Supremo Tribunal Federal Brasileiro. “Abraham Lincoln levou pouco mais de dois minutos para pronunciar o discurso de Gettysburg (1863), às vezes considerado a maior peça de oratória em todos os tempos. mas o contraste ressalta que falar muito não significa ter muito a dizer”,levando em consideração o avança da tecnologia e a extensão do nosso vocabulário o STF tem tudo para ser mais rápido nos processos.
Como o próprio texto se refere, ”Seria incalculável o benefício no sentido de reduzir a morosidade judicial, caso se disseminasse uma disciplina retórica mais objetiva, direta e sucinta”.
O autor defende seu ponto de vista à partir deste texto.”Os maus hábitos da linguagem empolada e da expressão prolixa continuam a prosperar no Judiciário; no Supremo, ainda mais em julgamento momentoso como o do mensalão, chegam ao apogeu. Nem mesmo certas vulgaridades, salpicadas por alguns dos advogados da defesa, alteraram a sensação do leigo de assistir a um espetáculo obscuro e bizantino”O autor continua a defender seu ponto de vista .”Conforme sublinhou o constitucionalista Joaquim Falcão nesta Folha, a lei proíbe os magistrados de se manifestar sobre qualquer processo em curso e criticar atos de seus colegas”.
A) R: CONHECIMENTO DO MUNDO
E um tipo de conhecimento adquirido através dos seus familiares, colegas e no seu dia a dia.
B) R: CONHECIMENTO TEXTUAL
O leitor precisa ter um conhecimento para interpretar o texto
REFERENCIAS:
Folha de são Paulo 20 de agosto de 2012.
COLCIONI; PIOVESAN & STRONGOLI. Livros e computador: Palavras, ensino e linguagens. São Paulo: Iluminuras, 2001.
EYSENCK & KEANE. Psicologia Cognitiva: um manual introdutório. Porto Alegre: Artes Médicas, 1994.
FREIRE, P. A importância do ato