trabalho de recuperação
Aluna:
Serie:
Professor:
EM CASA – PAG: 282
1- Um dos fenômenos astronômicos mais ansiosamente aguardados por astrônomos, astrofísicos e cosmologos do mundo todo, sejam eles amadores ou profissionais, e a passagem de um cometa próximo a terra. Em geral, os cometas são enormes blocos de gelo, fragmentos de rocha, poeira cósmica e gases. Seu diâmetro médio varia de uma dezena de metros a algumas dezenas de quilômetros. Alguns cometas são denominados periódicos, já que passam próximo a terra em intervalos de tempo relativamente pequenos. Um dos mais famosos cometas e o Halley, que foi objeto de estudo do físico britânico Edmond Halley (1656-1742). Segundo estudos, o primeiro estudioso dos céus a utilizar a palavra cometa para designar esses maravilhosos corpos celestes foi Aristóteles. A palavra cometa vem do grego, kome, que significa cabeleira.
Chuva de meteoros do cometa Halley poderá ser vista nesta noite
Noticia divulgada em 5 de maio de 2011.
O cometa Halley, que passou pela terra em 1986, so poderá ser visto novamente em sua totalidade daqui a 51 anos, mas a partir da noite desta quinta-feira (5 de maio de 2011) os moradores do hemisfério sul terão uma visão privilegiada dos detritos (restos de partículas solidas deixadas no espaço) do cometa. Segundo a agencia espacial americana (NASA), poderão ser visualizados ate 60 meteoros por hora. De acordo com o astrônomo da fundação planetário do RJ, a previsão da NASA e para condições ideais, ou seja, longe das cidades em locais com pouca luminosidade. “nas cidades, as pessoas poderam ver ate 20 detritos por hora”, afirma o especialista.
Considerando a data da ultima aparição e o ano da divulgação dessa noticia, determine o período aproximado da orbita do cometa Halley.
2- Observe o gráfico da concentração de hormônios femininos associados a um fenômeno periódico. O ciclo menstrual das mulheres.
O gráfico mostra,