Trabalho de Química
- Átomos
Isabella Dias n° 14 1° ano H
Prof° Rita – Química
Introdução:
O átomo é a menor partícula capaz de identificar um elemento químico e participar de uma reação química.
O estudo do átomo se iniciou na Grécia antiga com o filósofo Leucipo e seu discípulo Demócrito: para eles, o átomo era o menor componente de toda a matéria existente. Sendo, então, impossível dividí-lo em partes menores.
Ao desenrolar da história, diversos cientistas e estudiosos tentaram definir o átomo quanto a sua forma, dando origem a diversas teorias sobre sua constituição física
Os átomos são compostos de, pelo menos, um próton e um elétron. Podendo apresentar nêutrons (na verdade, apenas o átomo de hidrogênio não possui nêutron: é apenas um elétron girando em torno de um próton).
O átomo é a partícula fundamental da matéria. O nome átomo foi dado pelo filósofo grego Demócrito, que viveu entre 460 e 546 a.C.. Ele acreditava que todos os materiais possuiriam uma menor parte, que seria indivisível (a = não; tomos = divisões). O cientista inglês John Dalton, retomou as ideias de Demócrito 23 séculos depois, em 1808. A partir de experimentações, tirou algumas conclusões:
Toda matéria é formada por pequenas partículas, os átomos.
Existe um número finito de átomos na natureza.
A combinação entre átomos iguais ou diferentes origina os materiais.
O conceito de que a matéria é composta de unidades discretas que não podem ser dividas em quantidades arbitrariamente menores foi desenvolvido a partir do argumento filosófico ao invés da experimentação e observação de fatos. A natureza dos átomos na filosofia variou muito ao longo do tempo entre culturas e escolas de pensamento, tendo as vezes elementos espirituais. Apesar disso, a ideia básica do átomo foi adotada pelos cientistas séculos mais tarde porque explicava de modo elegante a ciência da química.
Podem ser encontradas referências ao conceito de átomo na Índia e Grécia antigas. Na Índia, as escolas de