Trabalho DE Química
Os combustíveis fosseis são formadas pelo processo de decomposição de matérias orgânicas através de milhares de anos. São considerados combustíveis fosseis o carvão, o petróleo e o gás natural. Cada um deles tem um método diferente de extração. O método pra extração do petróleo consiste na escavação de poços fundos de onde o petróleo é retirado e bombeado até a superfície, processo que é relativamente semelhante ao do gás natural que se encontra em reservatórios subterrâneos próximos ao do petróleo. Já o carvão é retirado de minas profundas pelo método de escavação ou da lavra de céu aberto quando a camada de carvão está aflorando a superfície.
Esses combustíveis são largamente consumidos pelo Brasil e pelo mundo, dados de 2010 indicam que o consumo do carvão em países como a China estava em torno de 48,3%, em seguida vem, respectivamente: EUA com 14,8% e a União Europeia num total de 4,3%, o Brasil tem um potencial baixo do uso do carvão, em compensação consome muito petróleo, sendo o 6º no ranking mundial com o consumo de petróleo com 3%. O EUA é o primeiro consumidor com 19,8%, a China 11,7% e o Japão com 5,3%. No consumo de gás natural vemos o Brasil com um consumo de 10,9%.
Fases de Obtenção e Seus Impactos:
Petróleo: A extração do petróleo acontece após a localização de bacias sedimentares por meio de análise detalhada do solo e do subsolo. Após isso ocorre a marcação, depois a perfuração, que é feita em terra por meio de sondas de perfuração e no mar com as plataformas marítimas. Assim, quando o poço é perfurado, o petróleo pode jorrar espontaneamente até a superfície em razão da pressão do gás. Quando essa pressão diminui é necessário o uso de equipamentos que bombardeiam o petróleo para a superfície, que são as sondas. No entanto o processo da extração de petróleo resulta na liberação subprodutos tóxicos nos rios locais, enquanto sistema de canais