Trabalho de Química
–Introdução
Dos três estados de matéria, o estado gasoso é o menos compacto e o mais desordenado.No estado gasoso, as moléculas se movem desordenadamente por todo o espaço disponível, sendo o estado de matéria de maior mobilidade, onde pode ser observado a nível molecular, os movimentos translacionais,vibracionais e rotacionais. O estado sólido é coeso,compacto e ordenado e a nível molecular apresenta movimentos vibracionais e rotacionais,não sendo observado movimentos translacionais. O estado liquido é um estado de matéria intermediário entre o estado sólido e o estado gasoso, sendo observado os movimentos translacionais vibracionais e rotacionais em uma menor extensão em relação ao estado gasoso.
Devido a ausência de movimento translacional, o estado solido é incompressível,ou seja, o volume de um sólido é independente da pressão.Se aumentarmos gradativamente a pressão mantendo-se a temperatura,o sólido provavelmente sofrerá deformação,poderá quebrar,mas não sofrerá compressão.O estado liquido apresenta baixa compressibilidade e, dos três estados de matéria, é o estado gasoso o que apresenta grande sensibilidade em relação a pressão,ou seja, é o mais compressível.
Se a pressão é mantida constante,podemos observar a influência da temperatura no volume de sólidos, liquidos e gases. O coeficiente de dilatação térmica dos sólidos e dos liquidos tem uma ordem de grandeza muito pequena,entretanto, o volume dos gases é muito sensível a variações de temperatura. Conclusivamente,o volume dos gases depende e portanto é função matemática da pressão e da temperatura em que a massa gasosa se encontra.
02 –Variáveis usadas para descrever o comportamento dos gases
Um gás é uma substância que expande espontaneamente par preencher todo o recipiente que o contém de uma maneira uniforme. Três variáveis são usadas para descrever o comportamento dos gases; pressão(P), volume (V) e temperatura(T). É preciso considerar o significado de cada uma