Trabalho de Química
CAMPUS MOSSORÓ
DISCIPLINA : QUÍMICA EXPERIMENTAL
PRATICA Nº 01
INSTRUMENTOS,EQUIPAMENTOS E MATERIAIS BÁSICOS DE LABORATORIO QUIMICO
ALUNO : YARA
TURMA : CST EM GESTÃO AMBIENTAL
PROFESSORA : MICHELE ASLEY ALENCAR LIMA
DEZEMBRO DE 2013
Introdução
A técnica de medição de volume e pesagem faz parte da rotina de um laboratório. A mesma envolve a utilização de uma variedade de equipamentos de laboratório bastante simples, porém, com finalidades específicas. Essa técnica pode ser efetuada para ser usada numa análise qualitativa (não requer elevada exatidão nas medidas de massa ou de volume) ou numa analise quantitativa (requer elevada exatidão nas medidas de massa e volume). Por este motivo é necessário saber diferenciar e usar corretamente os equipamentos, de modo a reduzir ao mínimo o erro das análises.
As pesagens são feitas com balanças, que geralmente são aparelhos de maior precisão em laboratórios químicos, e são também os mais delicados. As balanças são usualmente classificadas de acordo com sua precisão, sendo os seguintes os tipos mais comuns: Semi-analítica – precisão de 10 mg / capacidade de 300-500 g; Analítica – precisão de 0,1 mg / capacidade de 150 – 200 g.
Balanças analíticas são especialmente sensíveis e exigem outros tantos cuidados; seu prato fica encerrado dentro de uma caixa com portas de vidro, para que as correntes de ar não perturbem a pesagem. Geralmente não é possível ler o peso com portas abertas, porque o prato da balança fica oscilando e não produz leitura estável.
Objetivos
Conhecer técnicas de volumes em laboratório e aprender a manipular a balança analítica e semi-analítica.
Materiais
- Béquer
- Erlenmyer
- Proveta
- Balão Volumétrico
- Pipeta Graduada
- Pipeta Volumétrica
- Bureta
- Balança Analítica
- Água Destilada