Trabalho de Química sobre o Etanol
O etanol é uma substância orgânica formada pela hidratação do etileno e pela fermentação de açucares e sua fórmula química é CH3 CH2OH. É um líquido volátil, inflamável, incolor e com cheiro característico.
Estrutura química do etanol:
Propriedades Físicas e Químicas do Etanol
Ponto de Fusão: -114 º C
Ponto de Ebulição: 78,4 º C
Solubilidade: acetona, éter, gasolina e água
Peso Molecular: 46,07
Pressão de Vapor: 58,7 hPa
Aparência: Líquido incolor
Aplicações do Etanol
Pode-se usar o etanol de várias maneiras. Em seu estado original (álcool anidro), é muito utilizado nas indústrias, sendo matéria primas de tintas, solventes aerossóis, etc. Além disso, ele é utilizado como combustível misturado à gasolina, em proporção obrigatória no Brasil de 20%, ou ainda no diesel, de forma opcional e que chega a aproximadamente 8%. Já o etanol hidratado (etanol com cerca de 5% de água), é utilizado na produção de bebidas, alimentos, cosméticos, aromatizantes, produtos de limpeza, remédios, vacinas e como combustível de veículos. Esse tipo de álcool é o etanol comum vendido nos postos, sendo o Brasil até hoje o único país que utiliza 100% de álcool hidratado nos tanques.
Riscos a saúde Seus malefícios na saúde são amplamente divulgados. A dose letal é de 13,7 g de álcool por kg do corpo, testado em cobaias. Seu principal dano é ao fígado, onde lesa as células provocando a cirrose hepática. É hipnótico e não estimulante, pois induz ao sono.
Sua ingestão mesmo em pequenas doses pode tirar nossa atenção, podemos nos tornar mais alegres, mas dirigir sob seus efeitos é danoso.
A cerveja tem 5% de álcool, a cachaça até 43%, o vinho 9%.
Segue abaixo uma tabela com o nível de etanol no sangue e seus sintomas:
Etanol no sangue
Etanol no sangue (gramas/litro)
Estágio
Sintomas
0,1 a 0,6
Sobriedade
Nenhuma influência aparente
0,3 a 1,2
Euforia
Perda de eficiência, diminuição da atenção, julgamento e controle
0,9 a 2,5
Excitação