Trabalho de Química - Elementos Químicos
LUTÉCIO
O Lutécio (do latm "Luteta", nome antgo da cidade de Paris, França) é um elemento químico de símbolo Lu, de número atômico 71 (71 prótons e 71 elétrons) apresenta massa atómica 175 u. À temperatura ambiente, o lutécio encontra-se no estado sólido. Faz parte do grupo das terras raras.
Por ser um elemento muito caro fica limitado a sua aplicação, entretanto, encontra alguns usos na indústria do petróleo.
Foi descoberto em 1907 por Georges Urbain e Carl Auer von Welsbach.
CARACTERÍSTICAS
PRINCIPAIS
É um dos elementos do bloco d, aparece com frequência incluído entre os lantanídios, já que compartlha com estas terras raras muitas propriedades, sendo o elemento mais difícil de isolar entre todos eles, o que justfica o seu preço e as poucas utlidades que apresenta.
O lutécio é um metal trivalente de coloração branco prateado, resistente a corrosão e relatvamente estável em presença do ar. É o elemento mais pesado e duro de todas as terras raras.
USADO EM DETECTORES DE CINTILAÇÃO
EM TOMÓGRAFOS
USADO COMO SINTILADOR
EM DETECCÇÃO DE RADIAÇÃO
USADO NA DETECCÇÃO E TRATAMENTO
DE TUMORES ATRAVÉS DO
RADIOFÁRMACO
USADO NA PRODUÇÃO
DE LIGAS METÁLICAS
CATALISADORES DE
REAÇÕES QUÍMICAS
COMO FONTE DE RADIAÇÃO BETA
HÁFNIO
O Háfnio (em homenagem à cidade de
Hafnia, Copenhague em latm) é um elemento químico de símbolo Hf, de número atômico 72 (72 prótons e 72 elétrons) e de massa atómica igual a 178,5 u. À temperatura ambiente, o háfnio encontra-se no estado sólido.
É um metal de transição situado no grupo 4 (IV B) da classificação periódica dos elementos. É de coloração cinza prateado, brilhante, quimicamente muito parecido com o zircônio, ambos encontrados nos mesmos minerais e compostos, sendo difícil separá-los. Forma ligas com o tungstênio usadas em filamentos de lâmpadas e em eletrodos.
Também se usa como material de barras de controle de