Trabalho de quimica
Professor: Marcelo L. Chianca
Disciplina: Química Orgânica
Prática Experimental
(Grupos Funcionais Orgânicos)
Alunos Participantes:
Michelle P. C. Simão
Taguatinga-DF 30 de abril de 2013
Introdução
No estudo da Química Orgânica, percebe-se uma grande quantidade de funções orgânicas. Os hidrocarbonetos são a sua função mais simples, por serem formados apenas por carbonos e hidrogênios. Sua importância é enorme, devido ao fato de suas moléculas servirem de “esqueleto” de todas as demais funções orgânicas.
Cada grupo funcional apresenta certas reações características, daí as mesmas serem utilizadas como reações de identificação. Estas reações são testes qualitativos que permitem caracterizar uma determinada funcionalidade observando-se uma transformação química através de mudanças físicas provocadas por uma reação. Algumas dessas mudanças não são fáceis de serem observadas, mas úteis num determinado instante particular. Com restrições adicionais, os testes de análise funcional devem ser realizados à pressão atmosférica e num intervalo de tempo relativamente pequeno.
A partir da evidência experimental acumulada, deduz-se o grupo funcional, ou os grupos funcionais, que provavelmente estão presentes na amostra desconhecida, e realizam-se os ensaios por meio de reagentes apropriados à classificação.
Objetivos
Esta prática tem como objetivo a identificação e confirmação de grupos funcionais orgânicos através de reações químicas, utilizando métodos como o Teste de Lucas, Tollens e Iodofórmio.
Materiais utilizados
Suporte para tubos de ensaio