TRABALHO DE QUIMICA
Alunas:Ana flavia
Camila
Carolina P.
Carolina M.
Larissa
Lígia
Stefani
Radioatividade
Usinas e reatores nuclear
O que é um reator nuclear?
É uma câmara de resfriamento hermética
(totalmente fechado),blindada contra a radiação, onde é controlada uma reação nuclear para a obtenção de energia, produção de materiais fissionáveis como o plutônio para armamentos nucleares, propulsão de submarinos e satélites artificiais ou para pesquisas.
Como funciona uma usina nuclear
Uma usina nuclear é formada basicamente por três fases, a primária, a secundária e a refrigeração.
Inicialmente, o urânio é colocado no vaso de pressão. Com a fissão, há a produção de energia térmica. No sistema primário, a água é utilizada para resfriar o núcleo do reator nuclear.
No sistema secundário, a água aquecida pelo sistema primário transforma-se em vapor de água em um sistema chamado gerador de vapor. O vapor produzido no sistema secundário é aproveitado para movimentar a turbina de um gerador elétrico.O vapor de água produzido no sistema secundário é então transformado em água através de um sistema de condensação, ou seja, através de um condensador que, por sua vez, é resfriado por um sistema de refrigeração de água.
Esse sistema bombeia água do mar, água fria, através de circuitos de resfriamento que ficam dentro do condensador.
Por fim, a energia que é gerada através de todo o processo de fissão nuclear chega às residências por redes de distribuição de energia elétrica.
Radioatividade
Aplicações
dos isótopos radioativos
Na Medicina
Na Medicina, são utilizados no estudo, diagnóstico e
tratamento
de
diversas
doenças.O iodo131 é usado no mapeamento da tireoide; o cromo 51, no estudo das hemácias; o tálio 201, no diagnóstico de distúrbios cardíacos, o mercúrio 197, no estudo de tumores cerebrais, o cobalto 60, na destruição de
muitos outros.
células
cancerosas,
entre
Na agricultura
Na Agricultura, os isótopos radioativos são aplicados aos adubos e fertilizantes