Trabalho de quimica
Hidrogênio (H)
O hidrogênio (H) possui a estrutura atômica mais simples que qualquer outro elemento químico, seu núcleo contem um próton com carga +1, com um elétron circundante e configuração eletrônica 1s¹
Encontrado em grandes quantidades na águas dos oceanos. Compostos contendo hidrogênio são muito abundantes, sobretudo a água, organismos vivo (carboidratos e proteínas), compostos orgânicos, combustíveis fósseis (carvão, petróleo e gás natural), amônia e ácidos.
Hélio (He)
O hélio é um elemento químico do grupo 18 (gases nobres) que pertence ao primeiro período da tabela periódica. O hélio possui dois elétrons, que completam a camada 1s2. o hélio é usado em crioscopia para se obter temperaturas extremamente baixas, necessárias para a operação de lasers e dispositivos baseados em materiais supercondutores. É empregado também como gás de refrigeração. O hélio é bastante utilizado também para diluir o oxigênio dos cilindros de ar dos mergulhadores, apesar de o nitrogênio também ser útil para este fim.
Lítio (Li)
O lítio é um elemento químico que pertence ao grupo 1 (metais alcalinos) e ao segundo período da tabela periódica. O lítio tem um elétron de valência livre no orbital mais externo- um elétron, que ocupa um orbital esférico. Ignorando-se as camadas eletrônicas internas preenchidas, sua configuração eletrônica é 2s1. Mas das utilizações do Lítio, as que merecem destaque são as relacionadas com a medicina. Nos marcapassos, por exemplo, as pilhas de lítio são usadas no aparelho, o que permite aos cardíacos um coração batendo. E não para por aí, uma nova descoberta pode valorizar ainda mais este metal alcalino, uma vez que pode ser usado para o tratamento de transtorno bipolar do tipo 1.
Berílio (Be)
O berílio (Be) é um metal altamente reativo, mas menos reativos que os metais do grupo 1 (metais alcalinos). É divalente e forma compostos iônicos incolores. Ignorando os níveis internos preenchidos, a sua estrutura eletrônica pode ser