TRABALHO DE QUIMICA
Introdução Os polímeros são macromoléculas orgânicas (moléculas gigantes) formadas pela união sucessiva de monômeros (moléculas orgânicas pequenas). Entre os tipos de polímeros existentes, temos as borrachas, que podem ser naturais ou sintéticas. As borrachas naturais são obtidas por meio do látex, secreção da seringueira (Hevea brasiliensis) que tem aspecto leitoso (líquido branco). O monômero que compõe a borracha natural é o isopreno No entanto, essa borracha é muito quebradiça em dias frios e extremamente gosmenta em dias quentes. Assim, para se tornar útil para a fabricação dos mais diversos objetos, a borracha passa pelo processo de vulcanização, onde a sua estrutura é modificada. Átomos de enxofre são adicionados e unem as estruturas lineares iniciais do látex, formando pontes de enxofre que aumentam a resistência e a dureza da borracha. E possível modificar a estrutura de um polímero.
Metodologia
Entramos no laboratório de química, preparamos todos os materiais que seriam usados na experiência.
Materiais usados na experiência= Cola Branca, Solução de Bórax, Corante Liquido Azul, Proveta, Dois Becker de Plástico e Um Becker de Vidro, Espátula de plástico.
Misturar 100 ml de cola e 100ml de água destilada (Misturar bem).
Preparação do Bórax: Dissolva 8g de Bórax em 100ml de água.
Adicionar 50 ml de Solução de Bórax a mistura.
Tirar o excesso de água da mistura.
Fim do experimento.
Resultado O polímero obtido mudou bastante de consistência, tornando-se muito elástico, de aspecto gosmento. É a rigor uma massa colorida com