trabalho de quimica
CAMPUS PIRAPORA – IFNMG
Curso Técnico em Informática Integrado ao Ensino Médio – 1º ano
Propiedades Periódicas e Propiedades aperiódicas
Trabalho apresentado ao Instituto Federal Norte de Minas Gerais- Campus Pirapora, como requisito avaliativo da disciplina Química. Professor Rogério
Discente: Gabrielle Aparecida da Silva pereira
PIRAPORA- MG
Setembro/2014
Propiedades Periódicas e Aperiódicas
Propiedade aperiódica os valores desta propriedade variam à medida que o número atômico aumenta, mas não obedecem à posição na Tabela, ou seja, não se repetem em períodos regulares.
Exemplos de propriedades aperiódicas: calor específico, índice de refração, dureza e massa atômica. É válido ressaltar que a massa atômica sempre aumenta de acordo com o número atômico do elemento, e não diz respeito à posição deste elemento na Tabela.
Propiedades periódicas são certas características que certos elementos químicos podem ter segundo sua posição na tabela periódica e ocorrem à medida que o número atômico de um elemento químico aumenta, ou seja, assumem valores que crescem e decrescem em cada período da tabela periódica.
Raio atômico
Essa propriedade se relaciona com o tamanho do átomo, e para comparar esta medida é preciso levar em conta dois fatores:
- Quanto maior o número de níveis, maior será o tamanho do átomo;
- O átomo que apresenta maior número de prótons exerce uma maior atração sobre seus elétrons.
Eletropositividade
A forma da medição da eletropositividade é a mesma da eletronegatividade: através de uma ligação química. Entretanto, o sentido é o contrário, pois mede a tendência de um átomo em perder elétrons: os metais são os mais eletropositivos.
A eletropositividade cresce no sentido oposto da eletronegatividade: de cima para baixo nas famílias e da