Trabalho de quimica
1° Considere que 20 gotas de água possuam um volume total de 1mL. Nessas condições, qual será o volume de uma gota de água?
1/20 = 0,05 mL
Equivalente 50 microlitros
2° Deseja-se saber entre dois corpos sólidos qual deles tem maior massa, um dos objetos é uma esfera de ferro cujo raio é de 1,5 mm, e o outro é um cubo de níquel de aresta de 1,2mm , sabemos que a densidade do ferro é de 7,9g/cm3 e a do níquel é de 8,8g/cm3. O volume de um cubo é dado pela fórmula v = s3 ( onde s = aresta) , e o volume de uma esfera é dado pela fórmula v = (4/3 ) r3 ( onde r = raio).
3° Em uma industria temos um tanque de salmoura. Sabemos que a densidade deste líquido é de 1,4 Kg/L, e que dentro do tanque temos 2 ton do referido material que preenche plenamente o tanque. Qual é o volume do tanque de salmoura?
4° Usando o princípio da Inércia, explique a necessidade do uso de cinto de segurança:
5° Quanto ´pesa ´ um mol de H2SO4 ?
6° Quantos átomos de oxigênio há em um mol de H2SO4 ?
7° Quantos átomos de hidrogênio há em um mol de H2SO4 ?
8° Quantos átomos de oxigênio há em 200g de H2SO4 ?
9° Quantos átomos de hidrogênio há em 200g de H2SO4 ?
10° Qual será o volume de 200g de sangue sabendo que a sua densidade é de 1,2 g/mL?
11° Qual é a massa de ácido sulfúrico que contém 6,02 1024 moléculas?
12° No processo de destilação fracionada, quais as condições fundamentais para que possamos aplicar esta técnica? Nesta operação´ normalmente ocorrem reações químicas? Justifique?
13° Dê exemplos práticos (industrial) de aplicação para as seguintes separações, e diga qual característica do material permite a realização da operação:
a- Destilação fracionada. b- Evaporação. c- Flotação. d- Dissolução. e- Destilação simples. f- Filtração.
O sódio e seus compostos, em determinadas condições, emitem uma luz amarela característica. Explique este fenômeno em termos de elétrons e os níveis de energia dos mesmos:
14°