Trabalho de Quimica
De
Química!
Parte I
Nome: Juliana Freitas
Turma: 1224
Função dos nutrientes para o crescimento e desenvolvimento das plantas Nitrogênio (N): é o nutriente responsável para o crescimento das plantas, para a produção de novas células e tecidos. O nitrogênio promove a formação de clorofila, que é um pigmento verde encontrado nas folhas e que captura a energia do sol. A clorofila combina CO2 + H2O formando açúcares, que a planta necessita para o seu crescimento e produção de grãos e frutos. A clorofila é composta de carbono (C), hidrogênio (H), oxigênio (O), nitrogênio (N) e magnésio (Mg); destes, somente o nitrogênio e o magnésio são oriundos do solo. As plantas deficientes em N apresentam as folhas com uma coloração verde-pálida ou amarelada devida à falta de clorofila.
Fósforo (P): é um elemento essencial à nutrição das plantas e um dos três macronutrientes primários. É absorvido do solo através das raízes. O fósforo apresenta problemas de limitação nos solos por causa da "fixação", tornando-o indisponível para as plantas. Ele tem muitas funções na planta: estimula o crescimento e a formação do sistema radicular no início do desenvolvimento da planta, ele é responsável pelo arranque das plantas, pela maturidade e ajuda na formação das sementes. Dentro da célula existem funções que são características do fósforo: ele influencia a utilização dos açúcares e amido, é um armazenador de energia, acelera a atividade das enzimas importantes no processo de respiração ele exerce influência no processo de fotossíntese.
Potássio (K): desenvolve um papel vital em numerosas e importantes funções metabólicas da planta. O potássio é absorvido pela planta de duas maneiras: a primeira é a absorção do íon K+ da superfície das raízes por difusão, um processo que não requer energia despendida pela planta; o segundo processo envolve o transporte do íon K+ através da membrana da raiz e liberá-lo no interior da mesma; este processo requer energia que a planta obtém