trabalho de quimica
Estrutura Atômica I
EVOLUÇÃO DOS MODELOS ATÔMICOS
Descoberta do Elétron (Raios catódicos)
Período da Alquimia
Com a descoberta da ampola de crookes o físico inglês Thomson dedicou-se a pesquisar a natureza dos raios catódicos.
Leucipo (450 a.C.) a Dalton (1808 d.C.)
Por volta de 450 a.C. o filósofo grego Leucipo afirmou que a matéria podia ser dividida em partículas cada vez menores. Mas haveria um limite? Chegar-se-ia até uma partícula indivisível? Leucipo sugeriu que esta divisão teria um limite.
Demócrito, discípulo de Leucipo, defendeu a idéia e anunciou que a menor partícula da matéria indivisível é denominada de átomo.
Durante aproximadamente 2000 anos houve seguidores da teoria da partícula indivisível, mas a maioria jamais aceitou essa idéia. Partícula indivisível?
Mas como? Que absurdo!
No final do século XVIII Lavoisier e Proust iniciaram experiências relacionando entre si as massas das substâncias participantes das reações químicas conhecidas, respectivamente, como Lei da conservação da massa e da composição definida.
Os raios catódicos são normais. A superfície do cátodo e a direção não dependem da posição do ânodo na ampola.
Modelo de Dalton
Interceptando-se os raios catódicos por um pequeno molinete de mica, este entra em rotação, o que confirma a natureza corpuscular dos raios catódicos. Isto é os raios catódicos possuem massa.
Esfera maciça
Em 1803 John Dalton acreditando nas leis de
Lavoisier e Proust propôs uma teoria que explicava a lei da conservação da massa e composição definida, respectivamente. (Modelo da bola de bilhar)
•
•
•
•
•
•
Toda matéria é composta de partículas fundamentais (os átomos).
O átomos são permanentes e indivisíveis, eles não podem ser criados e nem destruídos.
Os elementos são caracterizados por seus átomos. Todos os átomos de um dado elemento são idênticos em todos os aspectos.
Átomos de diferentes elementos têm diferentes
propriedades.