Trabalho de quimica
DISTRIBUIÇÃO ELETRÔNICA
Espectros Atômicos
Em um átomo, os elétrons se distribuem de forma organizada em torno do núcleo. Essa organização é chamada distribuição eletrônica.
As pesquisas que levaram à descoberta da distribuição eletrônica ocorreram a partir do estudo da luz emitida pelas substâncias quando submetidas à energia elétrica ou térmica (o que provoca aumento de temperatura). A luz emitida por uma substância, passando por equipamentos especiais, produz um espectro luminoso específico dessa substância.
Espectros luminosos
Pode-se fazer com que a luz emitida por uma lâmpada de filamento incandescente atravesse um prisma de cristal ou de vidro; com isso, a luz sofrerá decomposição, produzindo o espectro de luz visível (as cores do arco-íris), como representado na figura.
Se o mesmo experimento é feito com luz emitida por outras fontes como, por exemplo, no teste da chama, não se obtém um espectro contínuo e sim um espectro descontínuo (ou de raias) que, nesse caso, é chamado de espectro atômico.
O teste de chama é um teste de identificação utilizado para detectar a presença de metais como Na, K, Rb, Ca, Ba, Cu. O teste é feito, em geral, com sais desses metais, que são compostos iônicos em que os metais estão na forma de cátions.
Uma pequena amostra de sal é coloca na ponta de um fio de platina. A amostra é imersa em ácido clorídrico e, em seguida, colocada sobre a chama de um bico de Bunsen.
Dependendo do metal presente no sal, a chama adquire uma cor diferente. Cada metal produz chama com uma cor característica, o que permite identificá-lo.
Teste da chama:
Nas fotos acima, vemos a chama do sódio, identificado pela cor amarela; do potássio, pela cor violeta; e do estrôncio, pela cor vermelha.
A luz emitida no teste de chama, passando por um prisma, decompõe-se, produzindo um espectro com linhas (raias).
Espectros atômicos de emissão do sódio, potássio e estrôncio:
Na
Espectro de emissão do Na2
K