Trabalho de quimica.
As Propriedades Coligativas de uma solução são aquelas as quais se relacionam diretamente com o número de partículas de um soluto que se encontram dispersas em um determinado solvente. Ou seja, dependem unicamente da concentração de uma solução, e não são influenciadas pela natureza do soluto.
São propriedades coligativas:
A elevação do ponto de ebulição.
O abaixamento do ponto de congelamento.
O abaixamento da pressão de vapor da solução.
A pressão osmótica.
EXPERIMENTO:
Objetivos do experimento: Verificar o ponto de congelamento do composto orgânico paradiclorobenzeno (C6H4Cl2), conhecido também como PDB, verificar o efeito da adição de soluto no abaixamento do ponto de congelamento de uma solução e determinar a massa molar de uma substância desconhecida.
PROCEDIMENTO:
I- Começamos a primeira parte da prática medindo a quantidade de 9,98g de PDB em um tubo de ensaio. Sobre uma chapa aquecedora, colocamos um béquer cheio de água e com o apoio de uma garra e um suporte, mantivemos tubo de ensaio parcialmente imerso na água. É necessário que todo o PDB se mantenha abaixo do nível da água. A água foi aquecida a 70°C. Com um termômetro medimos a temperatura da água e usamos outro termômetro para medirmos a temperatura do PDB. Este último foi adaptado a uma rolha, e esta foi colocada no tubo de ensaio.
Quando o termômetro do PDB atingiu a marca de 65°C, paramos o aquecimento e agitamos o PDB, de modo a tornar líquidas as partículas que ainda estavam sólidas. Retiramos o PDB e agitamos o liquido lentamente.
Quando o PDB resfriou a uma temperatura de 60°C, passamos a anotar a temperatura do líquido a cada 30 segundos por durante 5 minutos. Foi registrada também a temperatura em que aparecem os primeiros cristais sólidos da substancia.
II - Iniciamos a segunda prática fazendo a medição de 1,02g de uma amostra. Essa amostra foi transferida para o tubo de PDB.
Mais uma vez aquecemos o tubo de ensaio parcialmente imerso em água até fundir o PDB