Trabalho De Quimica I
1 INTRODUÇÃO 4
2 BIOMASSA 5
2.1 VANTAGENS NA UTILIZAÇÃO DA BIOMASSA 6
2.1.1. DESVANTAGENS NA UTILIZAÇÃO DA BIOMASSA 7
2.1.1.1. TIPOS DE BIOMASSA 7
3 BIOGÁS 9
4 TIPOS DE BIODIGESTORES E PRODUÇÃO 10
5 CONCLUSÃO 12
1 INTRODUÇÃO
A biomassa (massa biológica) é a quantidade de matéria orgânica produzida numa determinada área de um terreno. Este termo tem sido muito utilizado nos últimos anos, em função das preocupações relacionadas às fontes de energia. A biomassa é capaz de gerar gases que são transformados, em usinas específicas, em energia. Esta energia é resultado da combustão de materiais orgânicos. É uma energia limpa, e vem ganhando espaço cada vez mais.
2 BIOMASSA
A biomassa é utilizada na produção de energia a partir de processos como a combustão de material orgânico produzido e acumulado em um ecossistema, porém nem toda a produção primária passa a incrementar a biomassa vegetal do ecossistema. Parte dessa energia acumulada é empregada pelo ecossistema para sua própria manutenção.
Do ponto de vista da geração de energia, o termo biomassa abrange os derivados recentes de organismos vivos utilizados como combustíveis ou para a sua produção. Do ponto de vista da ecologia, biomassa é a quantidade total de matéria viva existente num ecossistema ou numa população animal ou vegetal. Os dois conceitos estão, portanto, interligados, embora sejam diferentes. Na definição de biomassa para a geração de energia excluem-se os tradicionais combustíveis fósseis, embora estes também sejam derivados da vida vegetal (carvão mineral) ou animal (petróleo e gás natural), mas são resultado de várias transformações que requerem milhões de anos para acontecerem. A biomassa pode considerar-se um recurso natural renovável, enquanto que os combustíveis fósseis não se renovam em curto prazo. A queima de biomassa provoca a liberação de dióxido de carbono na atmosfera, mas como este composto havia sido previamente absorvido pelas plantas que deram origem ao