Trabalho de Quimica - Urina
A análise clínica é o ramo de conhecimento que trabalha com o estudo de alguma substância de forma a coletar dados e apontar diagnósticos a respeito da saúde do paciente. Essas análises ocorrem a partir de um exame feito a pedido de um médico e são entregues em laboratórios próprios para realização desses exames. As análises podem ser realizadas por vários profissionais diferentes como: farmacêuticos, bioquímicos, médicos ou biomédicos, sendo que esses devem ter previamente o conhecimento necessário na área de análise clínica e também tem de estar segundo a organização que fiscaliza a área: a Agência Nacional de Vigilância Sanitária.
Essa analise ajuda a diagnosticar algum dado ou característica que possa ajudar no diagnóstico de alguma anomalia ou problema de saúde. O exame pode incluir, por exemplo, a coleta de materiais como urina, sangue, fezes ou outros, para serem analisadas e servirem para construir dados. Como esse material pode variar de natureza e de utilidade, os profissionais que irão analisa-lo esse material também poderá ser variado. Biomédicos, por exemplo, fazem parte do “time” de profissionais autorizados a fazer análises clínicas. No caso dos biomédicos, os materiais analisados são relacionados à reprodução humana, análises ambientais, de alimentos, genética e outros.
1 - Tipo de Amostra.
Urina
Tipos de coleta da urina:
Amostra de 24 horas
Amostra colhida por cateter
Punção supra púbica
Jato médio de micção espontânea
Amostras pediátricas (uso de coletores de plástico).
Exame: urinálise é o exame não invasivo de grande importância para avaliar a função renal. Com o auxílio deste exame pode-se diagnosticar diversas patologias, monitorar o progresso destas doenças no organismo, acompanhar a eficácia do tratamento e ainda constatar a cura. É dividido em três etapas:
Na primeira etapa analisam-se as características gerais da urina. Corresponde a avaliação das propriedades físicas da urina, como o seu