Trabalho De Quimica Refeito
A evolução dos Modelos
Atômicos
A idéia de Modelo
Modelo pode ser definido como a representação concreta de alguma coisa. O modelo reproduz os principais aspectos visuais ou da estrutura daquilo que desejamos modelar, de modo que se torne uma “cópia da realidade”. Um modelo pode ser a representação de uma idéia, objeto, evento, processo ou sistema. Pode ser usado para fazer previsões, guiar pesquisas, justificar resultados e facilitar a comunicação.
A idéia de Átomo
A palavra Átomo foi usada na Grécia Antiga
(400 aC.) pelos filósofos Leucipo e Demócrito para se referir às menores partículas constituintes da matéria.
não
Á|tomo
divisão não divisível
Ao desenrolar da história, diversos cientistas e estudiosos tentaram definir o átomo quanto a sua forma, dando origem a diversas teorias sobre sua constituição física. Surgiram, então, os modelos atômicos. Elementos
Em por volta de (384a.C. – 322a.C.) um filosofo chamado
Aristóteles acreditava que as substâncias eram formadas por quatro elementos: terra, fogo, água e ar. Mas ao mesmo tempo, acreditava na existência de uma partícula fundamental, o átomo.
A partir do século XVI foram descobertos a platina, zinco, níquel, nitrogênio, flúor e hidrogênio.
Em 1771 Joseph Priestley isolou o oxigênio pela primeira vez. Na mesma época foram descobertos cloro, manganês, molibdênio, telúrio e tunsgtênio.
Mais tarde descobriram o urânio, zircônio, estrôncio, titânio, crômio. Por volta de 1800 foram descobertos o cério, ródio, paládio, ósmio, irídio e magnésio.
Em 1871, o russo Dmitri Mendeleiev previu alguns elementos que iriam completar a
Tabela Periódica. A partir de 1875, alguns químicos comprovaram e existência destes elementos, confirmando o que Mendeleiev havia falado. Os elementos descobertos foram: gálio, túlio, itérbio, escândio, gadolínio, hólmio, samário.
Em 1885 e 1886 foram descobertos o praseodímio, neodímio, disprósio e o germânio. O gás inerte argônio foi descoberto em 1894