Trabalho de quimica destilação simples e fracionada
[pic]
Química Orgânica I
Prática de Laboratório
Prof. o João Carlos
Duque de Caxias – 19 de março de 2011
Aluno: André Batista de Almeida Matricula: 5196037
Aluno: Anderson Gonçalves da Silva Simões Matricula: 5104135
Aluno: Raquel Teixeira Gomes Matricula: 5104750
Aluno: Rodolfo Miranda Silva Matricula: 5104169
Aluno: Thays de Souza Almeida Matricula: 5104723
Destilação Simples e Fracionada
Resumo
Utilizando os métodos de destilação simples e fracionada, para determinar qual será a técnica mais aconselhável para realização das praticas. Durante a pratica foi utilizado o mesmo volume para os dois experimentos, onde podemos determinar que, a variação de temperatura na destilação fracionada está mais próxima dos valores das taxas de evaporação dos solventes utilizados na pratica.
Introdução
Quando dois líquidos infinitamente miscíveis são postos juntos, a pressão de vapor de cada um é reduzida pela pressão de vapor do outro; cada componente em uma solução contribui proporcionalmente a sua fração molar na mistura. A pressão total de vapor é igual à soma das pressões de vapor exercidas por cada componente, na mistura como é citada na Lei de Raoult.
Objetivo
Separar dois líquidos que estão contidos em uma única solução, realizando uma comparação entre os tipos de destilação Simples e Fracionada.
Aplicação
Destilação Simples é um processo que permite a separação de um líquido de uma substância não volátil (tal como um sólido, p.ex.), ou de outros líquidos que possuem uma diferença no ponto de ebulição maior do que cerca de 80oC. É um método rápido de destilação, e deve ser usado sempre que possível - é uma técnica rápida, fácil e, se respeitado seus limites, eficaz.
Destilação Fracionada é empregada quando a diferença entre os pontos de ebulição dos líquidos da mistura é menor do