trabalho de questao social 18
NOME: THAMIRES MOURA DIAS RA: 915117181
NOME: MAIRA THAIS TEIXEIRA DE SOUSA RA: 915116397
(QUESTÃO SOCIAL)
São Paulo
2015
Questão Social No Brasil ''Manifesta o Dia do Trabalhador e da Trabalhadora''
''Terceirização (Escraviza, Mutila e mata)''
Os anos que marcam o início do século XXI sinalizam um tempo de reestruturação do Estado e desregulamentação das relações econômicas e sociais em uma perspectiva neoliberal, que submete o Estado aos ditames do capital e dos organismos como, Banco Mundial. Trata-se, como nos sinaliza de uma lógica de “contra reformas” que visa a atender as demandas do capital e possibilitar aos países de controlar todas as formas de produção humana. As contra reformas das políticas sociais, conforme já profundamente analisadas e qualificadas no âmbito das produções, atingem e remodelam o Estado em três áreas estratégicas:
. As funções típicas do Estado (segurança nacional, emissão da moeda, corpo diplomático e fiscalização)
. As políticas públicas (saúde, cultura, ciência e tecnologia, educação, trabalho e previdência)
. O setor de serviços (empresas estatais estratégicos, como energia, mineração, telecomunicações, recursos hídricos, saneamento e outros).
As contra reformas do Estado implementadas pelo governo federal (sobretudo a Reforma Universitária) impactam duramente sobre a formação e os espaços sócio ocupacionais dos trabalhadores, o que acaba por recolocar novas configurações tanto para a formação quanto para o exercício profissional.
Os fenômenos constitutivos da chamada 'Questão Social' se reproduzem no tempo presente com uma intensidade e volume desconhecidos em outras épocas históricas: são inquestionáveis as diversas formas de expressão da desigualdade social que estão longe de se reduzir à pobreza. Fundamentos da crítica da economia política, tratando a 'questão social' como parte da dinâmica capitalista e das lutas sociais