Trabalho de qualidade
Segundo Juran (1992), a qualidade consiste nas características do produto que vão ao encontro das necessidades dos clientes, e dessa forma proporcionam a satisfação em relação ao produto, ou seja, os produtos devem estar em conformidade com a necessidade e a satisfação dos clientes.
Para se chegar à qualidade é necessário o uso das Ferramentas desenvolvidas por Ishikawa que consiste em técnicas que possuem a finalidade de definir, mensurar, analisar e propor soluções para os problemas ocorridos, ou seja, beneficiando o processo produtivo com a monitoração desde a matéria-prima até o produto final, buscando sempre a melhoria contínua do processo.
De acordo com Rossato (1996), a finalidade das ferramentas da qualidade é eliminar ou reduzir as fontes de problemas em produtos e serviços.
Este trabalho tem por objetivo a implantação das Ferramentas de Qualidade no processo de fabricação de manilhas de uma empresa, com o intuito de identificar os possíveis erros, defeitos, causas, enfim, tudo o que possa prejudicar na qualidade dos produtos. Tornou-se pertinente o estudo nessa área, pois se percebeu o grau de importância desse tipo de empreendimento.
Com o atual crescimento na área da construção civil, que alavanca consequentemente a produção de produtos pré-moldados, com maior ênfase na fabricação de treliças, manilhas, obtém no seu processo produtivo um alto grau de qualidade. Devido aos seus inúmeros defeitos na fabricação, transporte inadequado, arquivos de estoque entre outros, tornou-se mais apropriado o emprego das ferramentas da qualidade, a fim de conhecer afundo o processo de produção, para que se possa fazer uma intervenção melhorando o processo no que diz respeito a utilização das matérias primas, diminuindo assim os custos.
1.2. Gráfico de Pareto
No Quadro 02 logo abaixo, estarão os dados que são fundamentais na composição do gráfico de Pareto.
Tipos de falha
Frequência
Freq. acumulada
Porcentagem
% Acumulada
Deformação
24
24
28,41%
28,23