Trabalho De Psicologia
A pirataria (crime organizado) se tornou uma realidade mundial. Dentre as mais variadas modalidades praticadas pelos criminosos, se destaca os downloads e as reprodução ilegais de CDs e DVDs. Além de gerar grandes prejuízos aos cofres públicos,as indústria deixam de arrecadar 1,36 bilhões de dólares (Jornal do Brasil, apud, assesprop, 2005), ou seja, as grandes empresas estão sendo prejudicadas e isso contribui para o enriquecimento ilícito e contribui para o crime organizado. Este crime viola os direitos autorais das produtoras, do fabricante e dos autores, diminui os lucros dos mesmos e ainda põe em risco a produção dos estúdios cinematográficos nacionais e internacionais.
Agora a grande questão é entender porque as pessoas preferem a pirataria a ir assistir um filme no cinema, alugá-lo ou comprá-lo. Nem sempre a justificativa é o preço elevado, mas, a comodidade e a facilidade de encontrá-los.
Devemos, ter conhecimento de como as empresas que comercializam os filmes, se comportam diante da pirataria, como enfrentam e suportam esse crime, e quais as técnicas para não irem à falência.
A falta de conhecimento sobre o impacto que meios ilegais causam na indústria cinematográfica é notória, a conscientização é o mais importante nesse momento. Apesar das pessoas saberem que é crime, elas continuam praticando o ato. Uma verdade a ser dita é que a disponibilidade desses filmes ainda é limitada e, então, se há demanda, é preciso ter oferta.
A pirataria-crime organizado-ganha proporções alarmantes. Neste empace entre direitos autorais é curiosos observar como grandes empresas conseguem sobreviver. A tentativa de diminuir o preço do produto final é uma alternativa utilizada, porém ainda é muito modesta. Diante dessa situação, onde estúdios estão falindo e produtos perdendo qualidade e sendo barateadas, pois atualmente você pode baixar filmes antigos, antes só encontrados nas locadoras, agora com disponibilidade de downloads são facilmente