Trabalho de psicologia
Estudo Dirigido do texto VARAS DE FAMÍLIA E SUCESSÕES 1. Os casos nas Varas de Família envolvem quais temáticas? 2. Comente sobre o papel do psicólogo jurídico nas Varas de Família. 3. Porque nas Varas de Família e das Sucessões prioriza-se mais os casos em que há filhos envolvidos nas relações processuais? 4. As dificuldades entre o casal e que resultam nas ações de separação de divórcio de maneira litigiosa derivam de que? 5. Como se dá a motivação para a escolha do parceiro? 6. O que é conluio? 7. O que é colusão? 8. Fale, resumidamente, sobre os conceitos de conflito neurótico de relação que a autora cita a partir do conceito de colusão (escolha inconsciente do parceiro). 9. Como se dá a mediação familiar, quais são seus objetivos e como o mediador irá atuar? 10. Em relação à questão da guarda dos filhos na dissolução do vínculo conjugal o que é preciso considerar para se preservar/priorizar os direitos da criança? O que a afetividade favorece à criança em seu desenvolvimento? 11. O que é guarda alternada e guarda compartilhada? 12. O que é Síndrome de Alienação Parental? Quais conseqüências psicológicas traz para a criança/adolescente envolvida(o)?
Respostas
1-Nas varas de família e sucessões, os casos envolvem separação (consensual ou litigiosa )com ou sem disputa de guarda de filhos menores, divorcio (consensual ou litigioso)com ou sem disputa de guarda de filhos menores ,regulamentação de visitas ,modificação de guarda, pensão alimentícia e investigação de paternidade, e o trabalho do psicólogo se restringe a avaliação e elaboração do laudo para determinar qual e o genitor mais adequado para cuidar da criança ou adolescente , e qual a melhor maneira de se instituir visitas ,sem prejudicar ainda mais os já deteriorados laços familiares.
2- Efetiva-se na avaliação e elaboração do laudo, para determinar qual genitor’’ mais adequado ‘’para cuidar da criança/adolescente, e qual a