Trabalho de psicologia
ESTRESSE NO TRABALHO
Betim
2012
ESTRESSE NO TRABALHO
Betim
2012
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO 4
DESENVOLVIMENTO 5
1. DEFININDO O ESTRESSE 5
1.1. Sintomas do Estresse 5
1.2. Alguns sinais de doença física e mental 6
2. ESTRESSE NO TRABALHO 6
2.1. Causas e crises do estresse no local de trabalho 7
2.2. Fatores que geram sintomas depressivos 8
2.3. Formas de comportamento do individuo 10
2.4. Tratamento Anti - Estresse 11
2.4. Controle do estresse 13
CONCLUSÃO 14
BIBLIOGRAFIA 15
INTRODUÇÃO
O que é o estresse? Em que situações ele aparece? O que ele tem a ver com o mundo do trabalho? É positivo ou negativo? Quais são os seus sinais?
Estas, entre tantas outras dúvidas, refletem o estilo de vida atual do ser humano, estejam eles em que fase for da vida. No mercado de trabalho, esta situação se acentua, uma vez que aumenta também o nível de cobrança nas empresas por resultados que possam dar sustentação aos negócios.
Estar em um ambiente tranquilo, fazer o que se gosta, se dar bem com as pessoas que estão a nossa volta, estar satisfeito com o salario recebido, são quesitos que todos os trabalhadores buscam num ambiente de trabalho e que proporcionam uma melhor qualidade de vida nas empresas. No entanto, muito ainda se faz necessário para se atingir este resultado.
A realidade vivenciada pela grande maioria dos trabalhadores é de um clima tenso, com níveis altos de estresses, que geram mais perdas do que ganhos para as empresas. Este é o assunto que abordaremos em nosso trabalho.
DESENVOLVIMENTO
1. DEFININDO O ESTRESSE
O Estresse não e propriamente uma doença e sim um estado do organismo submetido ao esforço e à tensão. Numa situação estressante o corpo sofre reações que preparam o organismo para enfrentar a situação. O problema é quando os estresses são frequentes e o organismo começa a sofrer com as reações que aparecem antes que haja tempo para o descanso físico e emocional. O conceito