TRABALHO DE PSICOLOGIA ORGANIZACIONAL
SENAC
Márcia Regina
Rosilei Prado
O CLIMATÉRIO E AS TRANSFORMAÇÕES FISICAS E EMOCIONAIS
Barra do Garças - MT
Maio, 2014
Márcia Regina
Rosilei
O CLIMATERIO E AS TRANSFORMAÇOES FISICAS E EMOCIONAIS
Trabalho de conclusão de curso apresentado como requisito parcial para obtenção de titulo do curso de Técnico em Enfermagem/SENAC.
Orientadora: Viviane Fernandes dos Santos Andrade
Barra do Garças – MT
2014
INTRODUÇÃO
Segundo Brasil (2004), o climatério é uma fase de transição na vida da mulher e não é considerado como doença. Conceituado pela mudança do período reprodutivo para o não reprodutivo, a idade média do início desta etapa é de 50 anos. Ocorrem mudanças hormonais e metabólicas no organismo da mulher, há um declínio da produção de hormônios produzidos pelos ovários que são estrogênio e progesterona.
Os termos menopausa e climatério têm sido utilizados popularmente como sinônimos, mas estas palavras têm sentidos diferentes. Enquanto climatério é um período maior, a menopausa é caracterizada pelo término espontâneo da menstruação durante aproximadamente 12 meses consecutivos (FEBRASGO, 2004).
Rocha e Rocha (2010), afirma que o climatério é divido em três fases, a primeira é a fase pré- menopáusica, que compreende do final da menarca até a menopausa, em seguida vem a perimenopausa que acontece no período de dois anos antecedendo a menopausa e sucedendo esta, e por ultimo ocorre a fase pós- menopáusica que ocorre logo após a menopausa e se estende até a senectude.
Embora esta fase vivenciada pela mulher não sendo reportada como um processo patológico e algumas mulheres não apresentam sinais e sintomas, quando ocorrem estes podem ser denominados de síndrome climatérica, por poder apresentar uma série de manifestações em virtude da diminuição dos hormônios ovarianos, os