Trabalho de Psicologia do Desenvolvimento
Este trabalho tem como objetivo mostrar a metodologia de Jean Piaget e Vygotisky, e suas diferentes visões em relação ao desenvolvimento da inteligência humana e suas diferentes fases. Teremos a oportunidade de conhecer com maior profundidade o trabalho de cada autor aqui relacionado.
Vygotisky explica os aspectos tipicamente humanos do comportamento e elaboradas hipóteses de como essas características se formaram ao longo da história humana e de como se desenvolvem durante a vida de um individuo. Relacionando a compreensão da psicologia humana e animal.
Piaget criava hipóteses para explicar os fatos que observava e desenvolvia meios para testá-las: experimentos não-verbais, ao observar crianças recém-nascidas, e experimentos verbais, ao observar crianças maiores. Piaget se empenhava tentando seguir o pensamento da criança, e qual o tipo de comportamento que ela emite em diferentes situações.
Resumo
Desde que Jean Piaget se interessou por desvendar o desenvolvimento da inteligência humana, trabalhou compulsivamente em seu objetivo. A inteligência para Piaget é o mecanismo de adaptação do organismo a uma situação nova e, como tal, implica a construção contínua de novas estruturas. Esta adaptação refere-se ao mundo exterior, como toda adaptação biológica. Desta forma, os indivíduos se desenvolvem intelectualmente a partir de exercícios e estímulos oferecidos pelo meio que os cercam. Os períodos em que se dá este desenvolvimento motor, verbal e mental. Período Sensório-Motor do nascimento aos 2 anos; Período Simbólico (2 anos aos 4 anos); Período Intuitivo (dos 4 anos aos 7 anos); Período Operatório Concreto (7 anos aos 11 anos); Período Operatório Abstrato - dos 11 anos em diante. A importância de se definir os períodos de desenvolvimento da inteligência reside no fato de que, em cada um, o indivíduo adquire novos conhecimentos ou estratégias de sobrevivência, de compreensão e interpretação da realidade.
Para Vygotsky, a cultura molda