TRABALHO DE PSICOLOGIA DA CRIAN A
A pedagoga, professora e autora canadense Nicole Bédard, também formada em andragogia, é conselheira em análise de desenhos e de contos (psico-contos). É animadora em criatividade, participou em diferentes emissões televisivas assim como é cronista. É conferencista há cerca de dez anos no domínio da caractologia, que compreende o estudo da morfologia, da linguagem corporal, assim como a análise da escrita. O objetivo desta leitura é ajudar a descobrir e a reconhecer as diferentes etapas pelas quais a criança está atravessando, os seus problemas e dificuldades, assim como os seus pontos fracos e fortes. A presente obra será uma ferramenta indispensável para pais, avós, educadores e todas as pessoas envolvidas na educação das crianças. A autora proporciona uma leitura simples, de fácil acesso e entendimento. Ela aborda exemplos práticos através dos desenhos das crianças e ensina a analisá-los considerando e respeitando os traços, as cores, a criatividade e o seu contexto de vida.
Análise e Interpretação dos Desenhos
Ao analisar um desenho não é o mesmo que interpretá-los, pois existe uma diferença real e concreta entre ambos os conceitos. A interpretação dos desenhos das crianças é o resultado ou a síntese da análise. Tanto a análise como a interpretação possuem alguns pontos em comum com a grafologia, tais como a informação transmitida pela orientação espacial do diálogo, pelas suas dimensões, pela pressão do lápis etc.
Como se Desenvolve o Desenho da Criança
Na primeira infância, entre os dezoito e vinte e quatro meses, a criança experimenta muito além do que expressa. O fato da criança sustentar um lápis na mão já é um avanço e à medida que ela cresce, o desenho transforma-se num jogo. O desenho representa, em parte, a mente consciente, fazendo também referência ao inconsciente. O que deve ser observado, no entanto, é o simbolismo e as mensagens que o desenho transmite-nos e não sua perfeição estética. Sem perceber, a criança transporta