Trabalho de Programação e algoritimos
Comandos de Controle
Os comandos de controle dos programas em C/C++ são divididos pelo padrão ANSI nos seguintes grupos:
• Seleção (if e switch)
• Iteração (while, for e do-while)
• Desvio (break, continue, goto e return)
• Rótulo (case, default e label)
• Expressão (expressões válidas em C/C++)
• Bloco (blocos de códigos)
Muitos comandos em C/C++ contam com testes de condicionais que determina o curso da ação. Uma expressão condicional chega a um valor verdadeiro ou falso. No
C/C++, ocorre de estar organizado em valores diferente de zero caso a condição seja verdadeira, e a expressão retorna o valor zero quando for falso. Importante conceito para o entendimento dos comandos de controle.
4.1 IF
if (condição) declaração;
Como Funciona?
Se a expressão de teste que se encontra entre os parênteses for verdadeira, a instrução da linha subsequente será executada; caso contrário, não será.
No caso de termos mais de uma instrução que dependa do resultado da condição para ser executada, essas instruções devem ficar entre chaves, conforme exibido abaixo:
if (expressão de teste)
{
instrução 1;
...
instrução n;
}
Comando if
O comando if deve ser utilizado quando a execução de uma ou mais instruções do programa depender de uma ou mais condições simples.
O comando if é equivalente ao comando se..então do Portugol.
A expressão, na condição, será avaliada. Se ela for zero, a declaração não será executada. Se a condição for diferente de zero a declaração será executada. Abaixo segue um exemplo do uso de IF.
#include
int main()
{
int nota; cout > nota; if ((nota = 9)) printf ("Nota A\n"); if ((nota = 7)) printf ("Nota B\n"); if ((nota = 6)) printf ("Nota C\n"); if ((nota 0)) printf ("Nota D\n"); if (nota==0) printf ("Nota E\n"); if (nota >=6) printf ("Aluno Aprovado\n"); if (nota < 6) printf ("Aluno Reprovado\n"); return 0;
}
4.2 ELSE
Comando if-else
Como vimos, o comando if deve ser