Trabalho De Producao o Oral e Escrita
João Felipi Monteiro Gomes
Tema: Cecília Meireles
Turma 1311
Sumário
Página 1 -------------------------------------------Capa
Página 2 -------------------------------------- Sumário
Página 3 -------- Apresentação e Biografia da Autora
Página 4 --------------------------------------- Sinopse
Página 5 --------------------------------------- Crônica
Página 6 --------------------------------------- Crônica
Página 7 ----------------------------------- Bibliografia
Apresentação e Biografia da Autora
Cecília Meireles era filha de Carlos Alberto de Carvalho Meireles e de Matilde Benevides Meireles. Ela nasceu em 7 de novembro de 1901, na Tijuca, Rio de Janeiro. Foi a única sobrevivente dos quatros filhos do casal. O pai faleceu três meses antes do seu nascimento, e sua mãe quando ainda não tinha três anos. Quem a criou, a partir de então, foi sua avó. Ela concluiu seus primeiros estudos — curso primário — em 1910, na Escola Estácio de Sá e recebeu de Olavo Bilac, Inspetor Escolar do Rio de Janeiro, medalha de ouro por ter feito todo o curso com "distinção e louvor".
Publicou seu primeiro livro de poesias em 1919, "Espectro". Seguiram-se "Nunca mais... e Poema dos Poemas", em 1923, e "Baladas para El-Rei, em 1925. Também publicou, em Lisboa, o ensaio "O Espírito Vitorioso", uma apologia do Simbolismo. De 1930 a 1931, manteve no Diário de Notícias uma página diária sobre problemas de educação.
De 1935 a 1938, lecionou Literatura Luso-Brasileira e de Técnica e Crítica Literária, na Universidade do Distrito Federal (hoje UFRJ). A concessão do Prêmio de Poesia Olavo Bilac, pela Academia Brasileira de Letras, ao seu livro Viagem, em 1939, resultou de animados debates, que tornaram manifesta a alta qualidade de sua poesia.
Aposentou-se em 1951 como diretora de escola, porém continua a trabalhar, como produtora e redatora de programas culturais, na Rádio Ministério da Educação, no Rio de Janeiro (RJ). Em 1952, tornou-se