TRABALHO DE PROCESSAMENTO DIGITAL DE SINAIS
Trabalho de Processamento Digital de Sinais
Alunos:
Curso: Engenharia eletrônica
Introdução
A rápida evolução das técnicas de processamento digital de sinais e a sua influência em todos os setores do conhecimento humano se devem ao desenvolvimento da microeletrônica e, em especial, dos microprocessadores. A ênfase na digitalização e no modelamento computacional de fenômenos físicos teve início no setor de telecomunicações com as centrais eletrônicas CPA-T (Comutação por Programa Armazenado com Comutação Temporal), ainda na década de 70, e com a pesquisa aeroespacial americana da década de 60. Com o aparecimento do microprocessador e da integração em larga escala foi possível produzir arquiteturas com capacidade de processamento e de memória condizentes com as necessidades das aplicações. Mais tarde a Internet contribuiu para integrar e globalizar todos os tipos de mídias e disponibilizá-los aos usuários do mundo inteiro.
Conversores analógico/digital e digital/analógico tornaram o mundo digital aberto para os diversos tipos de aplicações onde é vantajoso representar um sinal analógico(tempo contínuo) em um formato digital (tempo discreto). Os equipamentos digitais apresentam maior flexibilidade, pois alterações no sistema podem ser feitas com simples atualizações de software, sem a necessidade de modificações no hardware. O futuroaponta para o desenvolvimento de técnicas de inteligência artificial voltadas para as máquinas digitais, que terão capacidade de adquirir novos conhecimentos e redefinir seus algoritmos para obter um desempenho melhor, ou seja, incorporando o conceitodeaprendizagem.
As técnicas que utilizam processamento digital de sinais vêm ganhando espaçoem diversas aplicações, como: processamento de voz, áudio, imagem e vídeo, comunicações, automação e controle de processos, robótica, visão computacional,sismologia, meteorologia, finanças, economia, sistemas embarcados,