Trabalho de previdenciario
Cronologicamente as três fases do Estado Moderno são: absolutista, liberal e social
2 – Descreva as características de cada fase.
O Estado Absolutista tem como característica geral a centralização e unificação administrativa, com a eliminação da autonomia dos poderes locais e das cidades. Apresenta um caráter moderno ao permitir o desenvolvimento do capitalismo, estimulando novos negócios e a ampliação de mercados, mas também apresenta um caráter feudal-transformado, já que na administração estava a nobreza e a sociedade ainda é estamental. Foi constituído preservar o poder e manter os territórios sob seu domínio, baseava-se na monarquia divina. Sendo portanto, déspota e totalitário.
O Estado Liberal, pautado pelos princípios que o norteou, era mínimo, não intervencionista.Sob a influência das ideias liberais, a pressão dos seus intelectuais e o apoio da burguesia que se fortalecia e enriquecia com o desenvolvimento da indústria, foi formado o Estado liberal, também conhecido como Estado mínimo. A ideia subjacente ao funcionamento do Estado liberal – e coerente com os princípios do liberalismo – era a de que o mercado seria uma instituição autorregulável, não necessitando da intervenção do Estado para funcionar bem, o que de certa forma garantia autonomia ao campoeconômico em relação ao campo político.
As características do Estado socialista são facilmente identificáveis, pois contrastam fortemente com as do Estado liberal.Sob o Estado socialista o pêndulo chegaria ao seu ponto máximo à esquerda com o Estado ocupando o maior papel já desempenhado na regulação da vida social e o mercado, o menor.O Estado Social era intervencionista,provedor, distribuidor, impondo a solidariedade e visando a igualdade, buscando, em fim, o bem comum.
3 – Discorra sobre os Direitos que foram construídos em cada fase.
No Estado Absolutista, esse ente totalitário começa a ser combatido com os ideais do direito natural, da