trabalho de Praticas de Recursos Humanos: Demição
GESTÃO EM RECURSOS HUMANOS
SEMINÁRIOS DE PRÁTICAS DE RH 1
Trabalho parte 8 – Demissão
Professora Eliane Porangaba
Alunas: Ana Lúcia Pinheiro Carlos – 201301108138
Sabrina Campos da Costa Lopes – 201207126349
Rio de Janeiro, Novembro de 2013.
Demissão
Introdução
Qual o executivo que nunca precisou demitir um funcionário? Cedo ou tarde isso acontece, por uma razão ou outra. Tudo é passível de mudança – tanto com relação às atitudes, ao comportamento e ao desempenho, como também ao próprio contexto da empresa e suas necessidades.
A questão fundamental não é a demissão em si, mas sim como isso se processa dentro da organização. Percebo alguma incoerência por parte de algumas empresas que, para contratação empregam uma sofisticada sequência de procedimentos, mas que, para demitir, optam pela demissão sumária, à la Roberto Justus: “ - Você está demitido!”.
Alguns procedimentos são essenciais e obrigatórios para evitar qualquer tipo de problemas juridicos para a organização. Por isso é sempre recomendado seguir o que diz a CLT.
Antes de demitir é preciso ter bom senso.
Exemplo:
Não se tratando de falta grave, nunca demita de imediato, conceda a oportunidade para se reparar aquilo que não está bom.
Faça duas ou três reuniões antes... a) Exponha os motivos da sua insatisfação; b) Pergunte se ele entende e concorda com os motivos expostos; c) Questione sobre as possíveis providências que ele poderia adotar para melhorar os resultados e assim eliminar a insatisfação relatada; d) Estabeleça metas para realização do que for acordado; e) Combine nova reunião para reavaliação.
Faça uma nova reunião e reveja todos os pontos discutidos na primeira e compare com os resultados efetivamente alcançados. Se ainda houver problemas, reitere-os. Reforce aquilo que havia sido combinado e programe nova reunião.
Faça uma última reunião, reavalie o conjunto e