Trabalho De PQA
Diversos problemas envolvem as estações de tratamento de efluentes têxteis, principalmente o baixo nível de eficiência quanto a remoção da cor. O presente trabalho investigou através de estudos em laboratório, o tratamento destes efluentes através da floculação em meio granular expandido. Foi utilizado um piloto de floculação constituído de três colunas de vidro dispostas em ordem crescente de diâmetro, preenchidas com pequenas esferas (meio granular) de polietileno, onde o efluente passando pelas colunas causava a expansão do meio, provocando assim a agitação do líquido para formação dos flocos. Após a decantação, era feita a coleta das amostras para análise. Ensaios de coagulação-floculação-decantação (Jar Test) determinaram os parâmetros de tratabilidade, os quais foram utilizados nos ensaios em contínuo com o floculador granular. Em termos de cor e turbidez, a eficiência de remoção foi de 98 e 97%, respectivamente, para um tempo de decantação de 7 minutos, com um tempo de detenção no floculador de apenas 3 minutos. A remoção de DQO, COD e sólidos foi melhor com o tratamento combinado (físico-químico e biológico). Ensaios com efluente ozonizado também foram realizados, mas a ozonização não aumentou a eficiência de remoção dos parâmetros analisados.
PALAVRAS-CHAVE: Tratamento de Efluentes Têxteis, Coagulação, Floculação, Decantação, Ozonização.
INTRODUÇÃO
As indústrias têxteis constituem fator de grande importância na economia brasileira. O estado de Santa Catarina destaca-se a nível nacional neste setor, possuindo um amplo e diversificado parque fabril, sendo o segundo maior polo têxtil em volume de produção do Brasil.
O processamento têxtil é gerador de grande quantidade de despejos altamente poluidores, contendo elevada carga orgânica, cor acentuada e compostos químicos tóxicos ao homem e ao meio ambiente. Os processos e despejos gerados pela indústria têxtil variam à medida que a pesquisa e o desenvolvimento produzem novos reagentes, novos processos