Trabalho De PPS E APS
O trabalho de campo aqui proposto consiste no exercício de observação de um grupo social especifico a escolha do grupo de trabalho. O tema selecionado foi “Frequentadores de Espaços Culturais”. O interesse na observação deste público nos interessou pelo fato de nós mesmos sermos frequentadores de tais ambientes e pela constatação inicial de que, embora espaços de acesso à cultura possam dar a impressão de ter uma frequência de uma elite cultural, notamos que se tratam, hoje, de ambientes muito mais democráticos, tanto no acesso físico, financeiro e por demandas de interesse. Também nos interessa observar e compreender a diversidade de atividades e ações nos ambientes “de cultura” e a relação que o público em sua diversidade estabelece com estes meios.
Neste contexto, perceber os hábitos e afins que envolvem as diferentes pessoas nos diversos locais para efetuar uma análise isenta das diferentes pessoas observadas neste trabalho. É um exercício no qual a interferência do observador deve ser minimizada e o olhar, ou seja, as diferentes perspectivas devem ser ampliadas com a finalidade de maximizar a capacidade de perceber fenômenos, de nossos conteúdos internos de um olhar fixo: de manter o olhar somente naquilo que nos chama a atenção ou no que nos parece estranho.
Compreendemos que há uma hipótese geral de que ambientes voltados à cultura sejam espaços de atenção e interesse contidos, voltado a um público mais “seleto”, “culto”, cuja interação poderia ser “passiva”, de mero “espectador” em que os objetos e ações culturais seriam alvo de “apreciação” simples ou “consumo”. No entanto, não apenas pela constatação do acesso democrático a tais espaços, mas também e pela analise das “pautas” e “temas” tais como Poesia contra racismo vence 1º Festival de Poesia de São Paulo ocorrida no centro cultural São Paulo e a mostra de cinema e curta metragem 'Aldeia SP', que trouxe 34 filmes realizados por povos indígenas de 15 diferentes etnias localizadas nas