trabalho de PPE
CURSO DE PEDAGOGIA
EDILENE TEIXEIRA DE ARAÚJO
A IMPORTÂNCIA DA PEDAGOGIA NO AMBIENTE HOSPITALAR
Maceió
2013
1 - APRESENTAÇÃO DO TEMA
A pedagogia além de abranger a aprendizagem no contexto escolar vem abrindo caminhos para uma nova realidade que abraça novos conceitos constituindo uma versão histórica significativa que é a pedagogia hospitalar.
Essa realidade já vem sendo pensada tempos atrás, pois a doença como processo biológico sempre existiu, mas a concretização desta realidade se dá no momento atual onde se pensa no doente na sua totalidade e não só na sua enfermidade, pois a criança ou o adolescente que por algum motivo de saúde necessite de um tempo prolongado de internação acaba se distanciando da sua vida escolar fazendo assim com que haja a desistência dos mesmos em seus estudos. Assim sendo Matos (2001, p 49) afirma que:
A enfermidade é uma situação com a qual, muitas vezes, o ser humano convive passiva ou ativamente no seu cotidiano. Tal situação é responsável, em certos casos, por levar o aluno a se ausentar da escola por tempo prolongado, o que indubitavelmente, acarreta prejuízos, por vezes irreparáveis, no curso normal de suas atividades escolares.
Esse tipo de conceito nos faz pensar sobre a importância da Pedagogia dentro do ambiente hospitalar. Todo cidadão segundo a Constituição tem direito a saúde e a educação. Os estudantes que se encontram dentro dos hospitais privados de seus direitos de continuarem seus estudos veem a nova realidade sobre a inclusão de novas perspectivas voltadas a aprendizagem.
Muitos estudantes deixam a escola ainda no ensino fundamental, pois não encontram motivação para continuarem seus estudos, muitos vivem uma realidade de escassez dentro de suas residências. Se a realidade dentro das salas de aula já é tão difícil quanto mais dentro dos hospitais, onde o individuo deixa de interagir, de conhecer, de se expor por conta