Trabalho De Portuhues Pra Segunda

2313 palavras 10 páginas
Colégio Estadual Attílio Codato
Alunas: Amanda Karuane nº 3 Brenda nº 4 Francielle nº 9 Mariana Salles nº 22 Kauane S. Ruiz nº 32 Isabela Fernanda nº 33 TRABALHO DE PORTUGUÊS

BIOGRAFIA DE CLÁUDIO MANUEL DA COSTA

Cláudio Manuel da Costa nasceu em Minas Gerais, em junho de 1729. Teve seus primeiros estudos com os jesuítas, logo depois, estudou humanidades no Rio de Janeiro e Direito na Universidade de Coimbra. Por volta de 1749, teve contato com as ideias iluministas e também com o arcadismo.
Em 1773, escreveu seu poema mais eloquente “Vila Rica”, o qual foi publicado somente após sua morte. O poeta gerou forte influência nas obras dos autores árcades Tomás Antônio Gonzaga e Inácio da Silva Alvarenga, considerado como precursor do Arcadismo brasileiro. Cláudio Manuel produziu poemas com temática pastoril, com estrutura perfeita de soneto, além de trazer reflexões sobre a vida, sobre a moral e sobre o amor.
Foi preso em 1789, acusado de participar da Inconfidência Mineira, logo após, foi encontrado morto na cela. Alguns acreditam que foi suicídio, outros que foi assassinato.

As principais obras do poeta são: Obras poéticas (1768) e Vila Rica (1837).

Análise da obra

Segundo aos comentários de Hélio Lopes, sobre o poema Vila Rica:

A estrutura labiríntica do Vila Rica se realiza quando Albuquerque inicia sua viagem pelo interior de Minas, o herói está diante do desconhecido e tudo parece se opor à conclusão da sua jornada, mas a medida que ele vai conhecendo os segredos da terra, que em suas ações diante dos conflitos demonstra justiça e inteligência, o desconhecido vai se revelando e o herói acaba por encontra o lugar ideal para fundar sua cidade.
O poema, no entanto, assim construído, vem a desnortear também o leitor pela construção de várias narrativas que de súbito se interrompem, depois mais adiante retomam

Relacionados