trabalho de português
Antologia ou coleção de flores em grego é uma coleção de trabalhos literários ou musicais agrupados por temática, autoria ou período. A palavra vem do nome da mais antiga antologia de que se tem , organizada pelo poeta grego meleagro. TEMA: O Amor através do tempo.
COMO É A LINGUAGEM LITERARIA DA MODERNIDADE?
A linguagem de hoje procura usar palavras simples e objetivas, de forma que até as pessoas menos estudadas compreendam o conteúdo.
Antigamente a linguagem era mais rebuscada e regrada; hoje em dia, a linguagem está mais livre e "solta".
A linguagem da modernidade tanto na estética quanto na vida social apresenta um anticonvencionalíssimo temático, e inovação dos conteúdos que encontra correspondência também nesta linguagem.
Além das inovações técnicas, a linguagem torna-se coloquial e espontânea, mesclando expressões da língua culta com termos populares, o estilo elevado com o estilo vulgar.
Há uma forte aproximação com a fala, isto é, com a oralidade, e geralmente desejam denunciar a realidade como ela é, nua e crua. Assim, liberto da escrita nobre, o artista volta-se para uma forma prosaica de dizer, feita de palavras simples e que, inclusive, admite erros gramaticais.
Poemas de autores modernistas
Não digas nada!
Não digas nada!
Nem mesmo a verdade
Há tanta suavidade em nada se dizer
E tudo se entender —
Tudo metade
De sentir e de ver...
Não digas nada
Deixa esquecer
Talvez que amanhã
Em outra paisagem
Digas que foi vã
Toda essa viagem
Até onde quis
Ser quem me agrada...
Mas ali fui feliz
Não digas nada.
(Fernando Pessoa)
"o poema traz consigo uma carga pesada de dramaticidade que revela talvez uma despedida, um rompimento de uma relação amorosa. Nesse caso, o tema principal é o silêncio explícito na primeira estrofe, pois o enamorado sente que está perdendo a amada e prefere o silêncio a ouvi-la dizer a verdade dura: o adeus."
Poemas da amiga
VII
Gosto de estar a teu lado,
Sem brilho.
Tua presença é uma carne de peixe,
De