Trabalho de portugues
UAB – UNIVERSIDADE ABERTA DO PIAUÍ
NEAD – NÚCLEO DE EDUCAÇÃO A DISTANCIA
PÓLO: BURITI DOS LOPES
DISCIPLINA: HISTÓRIA E CULTURA AFROBRASILEIRO E INDÍGENA
PROFESSOR: VALDOMIR MARQUES DE SOUSA
TUTORA: CORNÉLIO JOSÉ SANTIAGO NETO
TÍTULO DO TRABALHO:
ATIVIDADE 01- UNIDADE I
ALUNA: ANALEUDA DA SILVA ARAUJO
MUNICÍPIO RESIDENTE: JOAQUIM PIRES – PI, SETEMBRO DE 2012
1 – Elabore um texto de um parágrafo descrevendo a construção da identidade em relação com o outro.
R- A construção da identidade em relação com o outro começa pelas identificações: incialmente pela mãe, logo em seguida com o pai e depois com outros elementos da família e finalmente com professores, amigos, ídolos e pessoas da sociedade em geral. Portanto essa afetividade do sujeito com o mundo em que vive, ou seja, a relação com outros, resulta na construção da identidade, através da convivência e experiência, e perceber afinidade ou compartilhar sentimentos ou ideias com alguém. Na medida em que o individuo se encontra com o outro ocasionando qualidade naquele que se constrói e se torna do qual se define o self, responsável e importante para transformação do sujeito à sua cultura, onde podem gerar admiração, repulsa ou negociação com aspectos do outro, enfim uma estrutura relacional, desenvolvida em cada sociedade para uma possível integração entre individuo e cultura.
2 - Elabore uma síntese, expressando o pensamento dos teóricos a seguir sobre o caráter histórico da formação das identidades das comunidades afrodescendentes e indígenas no processo de formação da sociedade brasileira.
a) Descartes
Em seu pensamento relata que a identidade promovida pelos estudos culturais, induz à conclusão de que cultura e identidade são fenômenos naturais e contínuos, transcendentes em relação à experiência histórica. Assim ao invés de um fenômeno metafisico independente das condições que geram, a consciência do ser individual a respeito de sua própria existência é