TRabalho De Portugues
ROMANTISMO NO BRASIL
Nomes: Luan, Felipe, Rosana, Adriana, Elpidio 2ªTB
Sumario
Introduçao
O Romantismo no Brasil
Contexto Historico
O Romantismo na Literatura
O Romantismo nas artes plásticas
Caracteristicas
Principais autores
Conclusão
Biografia
Introdução
O Romantismo No Brasil
Esse Trabalho ira falar um pouco sobre O Romantismo No Brasil, mas o conceito dele no geral é uma expressão usada para uma situação que envolve um universo romântico ou poético. Está associado também à ternura, à paixão e a sensibilidade.
Contexto Histórico
O Romantismo No Brasil
Após 1822, cresce no Brasil independente o sentimento de nacionalismo, busca-se o passado histórico, exalta-se a natureza da pátria; na realidade, características já cultivadas na Europa e que se encaixavam perfeitamente à necessidade brasileira de ofuscar profundas crises sociais, financeiras e econômicas.
Os valores do Romantismo europeu adequaram-se às exigências ideológicas dos escritores brasileiros, Que encontraram sua representação no indianismo, na natureza e na forma brasileira de escrever, o Romantismo piegas também teve sua representação, no livro “Os Maias” de Eça de Queiroz.
De 1823 a 1831, o Brasil viveu um período conturbado como reflexo do autoritarismo de D. Pedro I: a dissolução da Assembleia Constituinte; a Constituição outorgada; a Confederação do Equador; a luta pelo trono português contra seu irmão D. Miguel; a acusação de Ter mandado assassinar Líbero Badaró e, finalmente, a abdicação. Segue-se o período regencial e a maioridade prematura de Pedro II. É neste ambiente confuso e inseguro que surge o Romantismo brasileiro, carregado de lusofonia e, principalmente, de nacionalismo.
Em linhas gerais, o Romantismo pode ser visto como uma rejeição aos preceitos de ordem, calma, harmonia, equilíbrio, idealização e racionalidade que eram próprios do Classicismo e do Neoclassicismo. Entre as atitudes