Trabalho de Portugues
Nome: ______________________________ Nº:_____
Página 60 a 62
Atividade
1. Como você já sabe, há diferentes níveis de entendimento de um texto – um nível horizontal ou superficial, em que o leitor compreende os significados explícitos, e níveis verticais, profundos, em que, pela interpretação, o leitor descobre significados implícitos.
Escreva um pequeno resumo do conto de Agostinho Neto, atendo-se aos fatos superficiais.
2. Em suas evocações, o velho João pensava na escolha de vida que fizera quando ainda menino. Que escolha foi essa? Agora, com essa idade avançada, como ele se sente em relação a sua escolha?
3. Observe, no vocabulário, os significados da palavra “Kalunga” (do quimbundo, língua africana).
a) Explique a frase do velho João: “E o mar, é sempre Kalunga”.
b) Explique por que o velho João atribui Kalunga a terrível historia de seu povo.
4. O titulo do conto refere-se à cena final. Vamos refletir um pouco sobre as causas da náusea sentida pela personagem, para aprofundar a interpretação.
a) Quais as causas do enjoo explicitadas pelo narrador no parágrafo 12?
b) A que o sobrinho atribui o enjoo?
c) O bom leitor sabe interpretar o texto para além dos significados explícitos. Considerando as definições de catarse transcritas abaixo, escreva uma interpretação das causas profundas, psicológicas, da náusea sentida pela personagem.
Catarse: purificação, purgação; alivio; na religião, medicina e filosofia da Antiguidade grega, quer dizer libertação, expulsão, expulsão, ou purgação daquilo que é estranho à essência ou à natureza de um ser e que, por esta razão, o corrompe; na psicologia, liberação de emoções ou tensões reprimidas.
Em casa
1. O adverbio embora é formado pela contração da expressão em boa hora. Portanto, originalmente, tinha um significado temporal: Ele foi em boa hora (na hora