trabalho de portugues
1- O conto A Cartomante, de Machado de Assis, mostra a visão objetiva e pessimista da vida, do mundo e das pessoas (abolição do final feliz).
2- A autor faz uma análise psicológica das contradições humanas na criação de personagens imprevisíveis, jogando com insinuações em que se misturam a ingenuidade e malícia, sinceridade e hipocrisia.
3- A citação de um autor clássico (Príncipe da Dinamarca = Shakespeare) promoveu a intertextualidade e fez o leitor refletir sobre a mesquinhez e a precariedade da sorte humana.
4- Os aspectos externos (tempo cronológico, espaço, paisagem) são pontos de referência, que merecerem destaque.
5- O que se pode entender por:
a- "No dia em que deixou cair toda essa vegetação parasita, e ficou só o tronco da religião, ele, como tivesse recebido da mãe ambos os ensinos, envolveu-os na mesma dúvida, e logo depois em uma só negação total". (12º parág.) b- "Camilo era um ingênuo na vida moral e prática. Faltava-lhe tanto a ação do tempo, como os óculos de cristal, que a natureza põe no berço de alguns para adiantar os anos. Nem experiência, nem intuição".(17º parág.) c- ... há vulgaridades sublimes, ou, pelo menos, deleitosas. A velha caleça de praça, em que pela primeira vez passeaste com a mulher amada, fechadinhos ambos, vale o carro de Apolo".(19º parág.) d- " Rita, como uma serpente, foi-se acercando dele, envolveu-o todo, fez-lhe estalar os ossos num espasmo, e pingou-lhe o veneno na boca. Ele ficou atordoado e subjugado". (20º parág.)
A história é narrada em terceira pessoa. Existe a presença onisciente do autor, que usa desta onisciência na narração e descrição dos fatos. O uso constante dessa voz é importante para dinamizar o relato da história acentuando os momentos dramáticos do texto e conflitos internos dos personagens, fortalecendo seu epílogo.
Se vocês concordam com a afirmativa acima exemplifiquem-na. Releiam o