Trabalho De Portugu S
Língua
Portuguesa
Viagens na minha terra
Professora: Márcia
2ºB
Alunas: Isadora Angeli, 19;
Maria Emília, 27;
Maria Luísa, 28;
Thais Haddad, 33.
5 características do romantismo 1- Religiosidade: presentes na obra "É decreto da divina justiça que seja assim. Oh! Assim, meu Deus! às mãos dele,
Senhor! Seja, e a vossa vontade se faça...”
2- Nacionalismo/Nativismo:
"[...] Os olivais de Santarém, cuja riqueza e formosura proverbial é uma das nossas crenças populares mais gerais e mais queridas!... os olivais de Santarém lá estão ainda. Reconheceu-o o meu coração e alegrou-se de os ver; saudei neles o símbolo patriarcal da nossa antiga existência [...]."
3- Idealização:
"Por mim, não conheço objeto mais lindo em toda a natureza, mais feiticeiro, mais capaz de arrebatar o espírito e inflamar o coração do que é uma jovem donzela quando a modéstia lhe faz subir o rubor às faces, e o pejo lhe carrega brandamente nas pálpebras... Pouco lume que tenha nos olhos, regular que seja o semblante, menos airosa que seja a figura, parecer-vos-á nesse momento um anjo."
4- Escapismo, evasão, subjetivismo, individualismo, imaginação:
"Com os olhos vagando por este quadro imenso e formosíssimo, a imaginação tomavame asas e fugia pelo vago infinito das regiões ideais. Recordações de todos os tempos, pensamentos de todo o gênero afluíam ao espírito, e me tinham como num sonho em que as imagens mais discordantes e disparatadas se sucedem umas às outras.
Mas eram todas melancólicas, todas de saudade, nenhuma de esperança!...“
5- Idealização da Pátria e da Terra Natal: Nacionalismo e nativismo.
“Cá estamos num dos mais lindos e deliciosos sítios da terra: o vale de Santarém, pátria dos rouxinóis e das madressilvas, cinta de faias belas e de loureiros viçosos. Disto é que não tem Paris, nem França, nem terra alguma do ocidente senão a nossa terra, e vale bem por tantas, tantas coisas que nos faltam.”
Simbologia das
Carlos:
1- “símbolo do embate entre tradição (monarquismo)
e