TRABALHO DE PONTES FABIO E LUCIANO 1
ENGENHARIA CIVIL - NOTURNO
FÁBIO MOREIRA ANDRADE
LUCIANO GUIMARÃES DE ANDRADE
TRABALHO DE PONTES
Salvador
2014
UNIVERSIDADE SALVADOR – UNIFACS
ENGENHARIA CIVIL - NOTURNO
FÁBIO MOREIRA ANDRADE
LUCIANO GUIMARÃES DE ANRDADE
Trabalho solicitado pela disciplina de Pontes do Curso de Engenharia Civil, ministrada pelo professor Daniel de Souza Machado
Salvador
2014
Determinar envoltória de momentos fletores no ELU na seção indicada conforme critério abaixo. Determinar verificação de fadiga e fissuração. Utilizar como base exercício resolvido enviado através de link no início do semestre. A ponte é dividida em 10 partes cada vão iniciando no extremo esquerdo pela seção 0 e finalizando na seção 30 no extremo direito. Nos apoios temos as seções 10 e 20. Os valores no ELU (1,35/1,50 ou 1,00/1,50), para cada seção.
O trabalho foi feito com base na tabela de proporção de 1,0 x 1,2 x 1,0, usando os valores das linhas de influencia e as áreas para o calculo dos esforços. Serão calculadas apenas 20 seções como estão especificadas na tabela.
LETRA F = SEÇÃO 6
Momentos fletores:
]
Envoltória de momentos fletores:
Característico
ELU
Verificação do Estado Limite Último de Fadiga no Aço
Para o momento máximo:
Determinação da Seção Resistente
Dados da viga: Concreto: 25 MPa (250 kgf/cm2) Aço: CA50
Determinação da Armadura
Admitindo-se que a o aço irá atingir a sua tensão de escoamento e utilizando-se o diagrama retangular simplificado, temos que:
Portanto
(10 φ 20.0mm + 14 φ 16.0mm)
Por tratar-se de uma seção no meio do vão, na determinação homogeneizada será considerada armadura mínima para região comprimida de concreto.