Trabalho de polímeros abs
Introdução e definição
Acrylonitrile butadiene styrene; cuja sigla é ABS é a polimerização de acrilonitrilo, butadieno, estireno e os monômeros. A sua fórmula química é (C8H8·C4H6·C3H3N)n e a proporção exata de cada componente na composição do copolímero depende da utilização final do produto para que este se destina. O resultado físico deste copolímero é um material termoplástico rígido e leve, com alguma flexibilidade e resistência na absorção de impacto, muito comum na fabricação de produtos moldados para usos diversos.
Através do balanceamento destes três componentes, obtém-se excelentes relações custo/desempenho, tornando-os capazes de atender grande variedade de mercado. Os componentes do polímero possuem diferentes composições químicas e co-existem em duas fases separadas cuja compatibilidade é controlada pela sua estrutura e microestrutura química.
Sua estrutura: A estrutura do ABS é uma mistura de um copolímero vítreo (estireno - acrilonitrilo) e um composto de polímero de butadieno principalmente elástica
Produção ABS pode ser produzida por polimerização de emulsão, polimerização de bulk ou os dois processos combinados. Há dois tipos principais de polimerização de emulsão que rendem ABS com um índice de borracha de 5-85 wt% e de 20 wt%, respectivamente:
Produção separada da borracha (copolímero de polibutadieno ou butadieno com tamanho definido) e da matriz do SAN com subseqüente mistura do monômero de SAN com a borracha e moldagem do produto obtido.
Processo de emulsão total, isto é, produção do composto moldado, a partir da borracha e do SAN juntos, por polimerização de emulsão (a síntese da base de polibutadieno precede a produção do polímero ABS). O principal componente da matriz ABS são os copolímeros de estireno-acrilonitrila (SAN). A produção separada de borracha e a matriz de SAN têm uma vantagem, pois a propriedade de cada componente pode ser controlada independentemente e diferentes processos de produção podem