Trabalho de planejamento estratégico
VISÃO É como a organização quer ser vista no futuro. A empresa precisa ser projetada alguns anos à frente e, a partir daí, é necessário descrevê-la no futuro. Aqui também cabe o exercício do desejo. Pergunte-se: “Como desejo que meu negócio seja visto daqui alguns anos?”. A visão deve ser declarada de uma forma simples, objetiva e concisa. É preciso que seja compreendida por todos os colaboradores, desde aqueles que executam as tarefas mais simples até o corpo diretivo. É necessário que todos compartilhem da visão da organização. MISSÃO É a razão da existência da organização. Aqui “pau é pau, e pedra é pedra”. Ou seja, não há espaço para explorações do que se gostaria que a empresa fosse. Enquanto a definição da visão se baseia no desejo, a da missão se sustenta na realidade. As definições de visão e missão são complementares e jamais contraditórias.
Uma boa forma de traduzir os desafios é transformá-los em objetivos alcançáveis no tempo considerado ideal pelo planejamento. Os planos de ação precisam informar o prazo de sua conclusão. Devem identificar os recursos necessários para a implementação das estratégias.
Este documento, planejamento estratégico, onde descreve as estratégias de modo claro e bem definido, diminuindo os riscos e as incertezas, é o que vai permitir a empresa moldar sua estrutura, sendo esta coerente com a cultura da empresa, para fácil adaptação. Indica o meio que a empresa tem para sobreviver. Pode ser considerado como uma bússola para os gestor da empresa.
Ações são necessárias para atingir um