Trabalho De Pesquisa
SILAS GABRIEL LAPA SANTANA
JOÃO SILVA NETO
KLEVER GONÇALVES
A UTILIZAÇÃO DO AÇO NA CONSTRUÇÃO CIVIL
SALVADOR
2015
OBJETIVO
Objetivo Geral: demonstrar de forma clara os princípios da utilização do aço na construção civil.
Objetivo Específico: A fim de ampliar o conhecimento sobre o assunto, será realizada uma análise crítica do mesmo, levantando as vantagens e desvantagens desse sistema construtivo para esse uso específico.
INTRODUÇÃO A inserção do aço proporcionou um leque de oportunidades para desenvolvimento de novas estruturas mais resistentes e com uma garantia de qualidade superior a qualquer outro tipo de Material. A utilização do aço na construção civil está passando por um momento de expansão constante, desde seus primórdios durante a primeira guerra mundial e na década de 1980 com a vedação das madeireiras o uso do aço passou a ser o meio mais favorável em estruturas de pequeno e grande porte.
Com o avanço da tecnologia houve um aprimoramento na criação do aço deixando-os com mais resistência mecânica, maior resistência à corrosão atmosférica entre outros fatores de aprimoramento. Porém, apesar de toda a expansão que este modelo estrutural alcançou no mercado nacional, a produção de edifícios em aço ainda representa uma parcela bastante inferior à produção em concreto armado. Esta realidade se deve a diversas situações, sendo uma delas a “cultura do concreto armado” consolidada neste setor. A tendência mundial nos dias atuais é a busca por sistemas construtivos nos quais apresentem soluções que integrem os materiais e os conceitos projetais, considerando as condições ambientais na implantação destes sistemas, conduzindo a realidade dos processos tecnológicos viáveis com as premissas econômicas.
A tendência da utilização de um material que aumenta o custo beneficia de uma obra e diminui de certa forma a degradação do meio ambiente, em relação a outros tipos de materiais como a madeira, é a escassez do mesmo,