trabalho de pesquisa
1-Complete as lacunas de acordo com o que você estudou no seu material impresso.
a) A crítica estruturalista nasce sob o impacto de uma crise: do técnico, cientificismo e empresarial vigente na sociedade norte americana dos anos 1950.
b) O trabalho de Northop Frye apresenta uma totalização dos gêneros literários. Deixando para trás a critica baseada na subjetividade. Segundo essa crítica, a obra literária é entendida como objeto, mas o estruturalismo permite uma forma de abertura, já que não é um método exclusivo para ser aplicado à literatura.
c) O estruturalismo deve ser visto como uma abordagem geral que implica em muitas variações. Busca explorar as inter – relações (“as estruturas”) mediante os significados produzidos pela cultura.
d) Os estudos de Vladimir Propp giram em torno das ações constantes das personagens despertariam interesse em outras áreas do conhecimento linguístico, antropologia, etnografia, folclore e semiótica.
e) O estruturalismo é, portanto, mais uma corrente critica que, lastreada no texto, visa a explorar as diversas nuances que o compõem. No caso da linguagem poética deve-se priorizar a presença de instrumentos fônicos, recursos imagéticos e o texto como próprio referente.
2-Em que consiste o método crítico sociológico?
Consiste em visar e observar a relação entre os homens e sua condição social. Se a obra se origina do meio social, cabe ao sociólogo examinar as marcas da sociedade que estão presentes nelas.
3-Por que se diz que o discurso literário é também uma prática social?
Porque todo discurso é uma construção social, não individual, e que só pode ser analisado considerando seu contexto histórico-social, suas condições de produção; significa ainda que o discurso reflete uma visão de mundo determinada, necessariamente vinculada à dos seus autores e a sociedade em que vivem. É necessário porem salientar, que o objeto da analise do discurso é o discurso.
4- Explique porque a psicanálise